Emoção define o primeiro fim de semana do calendário festivo de 81 anos de Andradina. A tradicional “Cavalgada Entre Amigos” abriu os festejos no sábado (30) e pelo oitavo ano, parou a cidade para que as comitivas pudessem passar e fazer um show a céu aberto demostrando toda cumplicidade entre homem e animal.

Já na manhã de domingo (01), o Governo Municipal atendendo a pedidos da população trouxe a tona uma das maiores emoções do povo da “Terra do Rei do Gado”, o retorno do Desfile Cívico que reuniu entidades, escolas, autoridades e população em geral para juntos celebrarem mais um ano de municipalização.

A oitava Cavalgada Entre Amigos reuniu mais de três mil pessoas que se concentraram na Fazenda Santa Lúcia depois de um café da manhã na Funsep e percorreram as principais ruas e avenidas de Andradina até chegarem na Expoan, onde participaram da tradicional “queima do alho”.

A prefeita Tamiko Inoue acompanhou todo o trajeto acompanhada pelo padre Edson Barbosa abrindo caminho para as comitivas. “É sempre um momento de alegria e devoção, presenciar e sentir a fé desse povo em um evento que reúne famílias passando a tradição por gerações, é muito especial”, comentou Tamiko.

Acompanharam a prefeita, os vereadores José Augusto Rosa, Raimundo Justino e Joaquim Justino (Joaquinzão), além do prefeito de Ilha Solteira, Otávio Giantomassi Gomes, que veio prestigiar o evento que também será realizado no município vizinho em outubro.

Emoção também foi a palavra que definiu o retorno de Desfile Cívico. Foram 36 atrações, com o Tiro de Guerra – 02/007 de Andradina e a Banda Marcial de Lins executando o Hino Nacional e a Orquestra de Viola Caipira Nego Viana, o Hino de Andradina, seguidos pelos carros oficiais da Polícia, Bombeiros e o Proerd.

Logo após, um carro antigo com um representante do saudoso Moura Andrade e execução da música Rei do Gado, também pela Orquestra Nego Viana. Em seguida, os alunos das escolas municipais trouxeram o tema “Nações” e a “Paz entre os povos”.

Divididos entre as alegorias com muito entusiamo os alunos foram seguidos pelos jogadores do Andradina Esporte Clube, Projeto Semeando Amor, pela Etec, Centro de Convivência dos Idosos, Grupo Conviver, Projeto Renovo, Banda BSGI, apresentações do Projeto Nasce, Apan, as modalidades da Secretária de Esporte, Clube Andradinense de Aeromodelismo, Projeto Guri, Air Soft, Projeto Juad, representantes de beleza do mundo country, clubes de motos e carros antigos.

O grande momento de encerramento aconteceu com a Banda FACMOL – Orquestra de sopros e percussão de Pereira Barreto, que trouxe grandes sucessos da música sertaneja raiz, do sertanejo universitário e tradicionais canções que remeterem a história do campo, finalizando com a “Rei do Gado” que fechou com chave de ouro o retorno do Desfile Cívico em Andradina.

“Nosso desfile foi um presente para toda população que pode prestigiar uma nova geração representando nosso município. Podemos ver muitos pais que já participaram do desfile no passado, hoje orgulhosos acompanhando seus filhos. Esse é o grande objetivo do evento, proporcionar momentos em família e assim seguirá até o dia 29 de julho com o calendário festivo”, finaliza a prefeita de Andradina.

Na ocasião, também estiveram presentes o vice-prefeito, Pedro Bentivoglio, o deputado federal Walter Ihoshi, o presidente da Câmara Municipal, Raimundo Justino, os vereadores Mário Henrique Cardoso, Rodarte dos Anjos e Joaquinzão, o ex-prefeito de Andradina, Jamil Ono, o prefeito de Guaraçaí, Nelson Tanaka, a Dirigente Regional de Ensino, Selênia Witter de Melo, o chefe de Instrução do TG, Leonardo Minakawa, o capitão Valdomiro Garcia Rafael Junior do 28º BPMI, o tenente comandante Alexandre Teruel de Melo do 2.º Pelotão da Polícia Rodoviária, o diretor técnico da CATI Josué Firmino dos Santos, o presidente do Fuginkai, Satu Ushiama, o coordenador budista da região Metropolitana Noroeste paulista, Paulo Henrique Gonçalves e o presidente das Associações Culturais Nipo Brasileira da Noroeste, Shinichi Yassunaga.

“Todas as expectativas foram superadas”, assim relata o secretário de cultura e presidente da comissão organizadora dos festejos 2018 Fabrício Carvalho, que na oportunidade agradeceu o empenho de todos os membros da comissão que desde as primeiras reuniões, não mediram esforços para que a população andradinense pudesse presenciar e se emocionar nos tradicionais eventos do município. “Tem muito trabalho pela frente, esses foram os primeiros eventos e que já se revelaram o contentamento da população que prestigiou e vibrou com a cavalgada e se emocionaram com o desfile cívico”, conclui o secretário.

Confira as fotos e demais informações no site oficial do município www.andradina.sp.gov.br.

 

SECOM – Secretaria de Comunicação Social
Juliano Silva – (18) 99710-2111

Fabiano Marinho – (18) 98138-4069

Natália Novaes – (18) 99731-1851

Andréia Silva – (18) 99641-1975

Fotos – crédito: Secom/Prefeitura

andratradiçoes5-800x445 andratradiçoes8 andratradiçoes7 andratradiçoes6 andratradiçoes5 andratradiçoes4 andratradiçoes3 andratradiçoes2 andratradiçoes