Coleta Seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis previamente separados na fonte geradora, você!

Separar adequadamente os resíduos é a melhor forma de colaborar com a reciclagem

As principais formas de coleta seletiva são:

Porta a Porta – Veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta normal de lixo;

PEV – (Postos de Entrega Voluntária) Utiliza contêineres ou pequenos depósitos, colocados em pontos físicos no município, onde o cidadão, espontaneamente, deposita os recicláveis;

A Coleta Seletiva evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos da reciclagem. Do ponto de vista financeiro, a coleta seletiva de lixo pode trazer benefícios sociais (geração de empregos), benefícios econômicos (redução do custo de transporte e disposição), além de receitas (resultado da venda do material coletado).

CATADORES

Há anos, a reciclagem no Brasil é promovida pela coleta informal de materiais encontrados nas ruas e lixões pelos Catadores. Eles coletam recicláveis antes do caminhão da prefeitura passar, reduzindo assim, os gastos com a limpeza pública.

As cooperativas de Catadores formalizam a atividade de catação, proporcionando condições adequadas de trabalho e apoio educacional aos trabalhadores.

Você também pode colaborar começando pela sua casa!