Pouco mais de 2 mil pessoas foram vacinadas nos primeiros 8 dias de campanha contra gripe em Três Lagoas. A quantidade de moradores imunizados ainda parece estar longe de atingir a expectativa do município, que é de vacinar 23 mil pessoas até junho.

O primeiro balanço de vacinação da campanha de Influenza mostra que, até a última sexta-feira (4), 2.295 moradores de Três Lagoas foram vacinados, ou seja, apenas 10% dos primeiros grupos prioritários, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O público mais imunizado, até agora, é o infantil. 847 crianças com até cinco anos de idade receberam a vacina. Trabalhadores da saúde (634) e idosos (570) aparecem na sequência como os mais imunizados. Cento e oitenta e quatro gestantes também receberam a vacina.

A expectativa da secretaria municipal de saúde é de vacinar 23 mil moradores de Três Lagoas. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 54 milhões de pessoas até 1º de junho. Dessas, 43 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes.

“No dia 12 de maio será realizado o Dia D de mobilização. Será um sábado em que todos os postos de saúde de Três Lagoas estarão abertos para intensificar a vacinação. A Clínica da Criança também estará aberta”, explica Humberta Azambuja, coordenadora do Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde.

A terceira fase da campanha começa no dia 21 de maio, quando será a vez dos portadores de doenças crônicas (cardiopatias, diabetes, HIV positivo e imunodeprimidos) e outras comorbidades.

 

Fonte: JP News