Ao longo de três semanas, as ações ocorrem em pontos diferentes dos reservatórios, indicados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais). A partir deles, os peixes se propagam contribuindo para a manutenção da biodiversidade e ampliação do estoque pesqueiro na região.

8 Crédito Ferdinando Ramos

De acordo com o gerente de Meio Ambiente da CTG Brasil, Rogério Marchetto, até o final do ano a empresa pretende soltar 2,1 milhões de novos peixes nos reservatórios de Ilha Solteira e Jupiá. “Manteremos essa cota anualmente, buscando a utilização também de outras espécies nativas, como a piracanjuba e o dourado, que apesar de serem mais desafiadoras para se produzir em cativeiro, são importantes para o ecossistema da Bacia do Paraná e têm valor econômico e cultural para as comunidades ribeirinhas, assim como para pesca esportiva”, expõe o gerente.

 

Marchetto diz que a CTG Brasil utiliza esse programa de manejo pesqueiro também para promover educação ambiental. Por isso, levou mais de 150 estudantes a duas das solturas – em Jupiá, no dia 7, e em Ilha Solteira, no dia 9 – convidando também pescadores e representantes de prefeituras, Polícia Ambiental e outras instituições ligadas ao meio ambiente. O público foi recepcionado por uma equipe multidisciplinar de engenheiros agrônomos, biólogos, veterinária e técnicos de Meio Ambiente, que explicaram as vantagens do repovoamento para o ecossistema e as comunidades ribeirinhas.

5 Crédito Ferdinando Ramos

TV chinesa

As solturas de peixes nos reservatórios de Jupiá e Ilha Solteira receberam a cobertura da CCTV (Televisão Central da China) – a TV estatal chinesa – que está fazendo um documentário sobre a produção de energia limpa pela CTG no Brasil.

 

“A CTG construiu e opera quatro das 10 maiores hidrelétricas do mundo e entrou no mercado brasileiro visando combinar a experiência do Brasil e da China na geração de soluções de energia limpa para o futuro. É grande o interesse dos chineses não somente pelas operações da companhia no Brasil, mas pelo próprio país”, comenta Salete da Hora, da área de Comunicação da CTG Brasil.

 

CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW.  A CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Para mais informações: www.ctgbr.com.br