O vereador Antônio Carlos da Silva, o Toninho Silva (PT), reuniu na tarde desta quarta-feira (2), na Câmara de Ilha Solteira, representantes da APAISA, Toca dos Gatos e Patas Solidárias, para discutir a criação de um Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.
Toninho explica que o Conselho terá o objetivo de trabalhar a conscientização da população sobre a adoção responsável e preservação dos animais, sobre a defesa de animais feridos e abandonados e elaboração de programas para o controle de zoonoses. Também poderá promover a organização de campanhas para esclarecimento da população quanto ao tratamento digno que deve ser dado aos animais, de adoção, vacinação e controle reprodutivo de animais domésticos. “Este Conselho poderá elaborar políticas em favor dos animais de maneira democrática, pois será composto de membros advindos de diversos segmentos da sociedade civil, como entidades protetoras dos animais, conselhos municipais e regionais, e de membros representantes do poder público”, explicou o vereador Toninho.
O vereador afirma que além de proteger os animais domésticos, o conselho também atuará na defesa dos animais silvestres, propondo ações de combate ao tráfico e caça ilegal, de preservação das espécies, manutenção dos seus ecossistemas, e principalmente, proteção ambiental.
A formação do conselho voltará a ser discutida pelo grupo na próxima quarta-feira (9), na Câmara de Ilha Solteira.

Projeto – Toninho aproveitou o encontro com os representantes das entidades, para discutir um projeto que aplique sanções e penalidades para aqueles que praticarem maus tratos aos animais.
O vereador continuará buscando sugestões das entidades e da sociedade para o aperfeiçoamento do projeto, para apresentá-lo em breve.
Sugestões para os projetos podem ser enviadas para o vereador Toninho através do endereço eletrônico toninhopt@cmilhasolteira.sp.gov.br ou pelo telefone (18) 3743-9012.