O Conselho Municipal do Idoso (CMI) da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu nesta semana uma palestra sobre o trabalho voluntário. A palestra foi ministrada pela presidente do CMI, Sachiko Tamaki e foi voltada às pessoas que participaram do 3º Encontro de Cuidadores de Idosos, realizado no fim do mês de Maio no município. A palestra teve como objetivo estimular a participação da sociedade nas ações de voluntariado.

 

A palestra teve como principal enfoque orientar as pessoas interessadas sobre a importância do trabalho voluntário, discutindo possiblidades de ações nesse âmbito, destacando a sua relevância tanto para as instituições que podem ser locais de prestação desse serviço, quanto para as pessoas que se disponibilizam a prestá-lo. Levando ao conhecimento dos presentes a Lei Nº 9.608/98 que constitui à normativa que dispõe sobre o trabalhando voluntário. Através dessa discussão foi possível elencar os direitos e deveres na execução deste trabalho, além da documentação necessária como o termo de adesão.

 

Ao final da palestra os participantes preencheram uma ficha de cadastro que posteriormente será encaminhada para as entidades de atendimento ao idoso que estão disponíveis para a realização de trabalho voluntário. O evento foi aberto a todos que manifestaram interesse, caso outras pessoas se interessarem a realizar trabalho voluntário em instituições de atendimento ao idoso, poderá buscar mais informações na secretaria do Conselho Municipal do Idoso pelo telefone 18-3704-3110.