Câmara aprova reajuste da tarifa de água; Valor será cobrado em seis parcelas

A Câmara de Ilha Solteira aprovou na noite desta quarta-feira (27), em sessão extraordinária, projeto de Lei de autoria do prefeito Otávio Gomes (DEM), que reajusta em 30% a tarifa de água e esgoto. Votaram favoráveis à proposta os vereadores Alberto dos Santos Jr., o Beto (PSB), Antônio Carlos da Silva, o Toninho (PT), Docílio José Correia Feitosa, o Cido (PSB), Eduardo Vasconcelos (PPS), Emanuel Zinezi (DEM) e Ricardo Casagrande (PP). Foram contrários os vereadores Dalmi Guedes Jr. (PSC), Rodrigo Batista Gonçalves, o Kokim (PPS) e Valdeci Ferreira Lima (PV).
Otávio propôs o reajuste, em função da “defasagem que opera o setor”, o que estaria “inviabilizando investimentos e a melhora da qualidade do fornecimento de água no Município”.
A tarifa de água e esgoto de Ilha Solteira não subia desde 2015. O último aumento autorizado ocorreu em março daquele ano, ainda durante o Governo de Bento Sgarboza (DEM). Na época, o reajuste foi de 50%, cobrados em três parcelas (20% em março, 15% em abril e 15% em maio).
O reajuste aprovado nesta quarta será cobrado em seis parcelas, a partir do mês de fevereiro (5% mensais, até julho).
Além de aprovar o reajuste, a Câmara também autorizou a Prefeitura, a aumentar a tarifa de água e esgoto anualmente, repondo a inflação do período.